8. Interação Com Públicos De Relacionamento

8.1. Relações com os Usuários dos Serviços Prestados e Clientes de Logística Integrada

O Grupo Ecorodovias:

  1. Busca prestar serviços com qualidade e transparência;
  2. Tem o atendimento focado no respeito, cortesia e eficiência, fornecendo informações claras e precisas;
  3. Disponibiliza para seus usuários e clientes canais permanentes de comunicação para atendimento de suas demandas;
  4. Tem o compromisso com a satisfação dos usuários e clientes que se reflete no respeito aos seus direitos e na busca de soluções que atendam a seus interesses, sempre de acordo com a legislação e respeitando os contratos em vigor;
  5. Garante que todas as questões levantadas por usuários e clientes sejam analisadas e respondidas. O usuário/cliente deve ter sempre uma resposta – mesmo que negativa – às suas demandas;
  6. É receptivo às opiniões e sugestões de nossos usuários e clientes para melhoria dos serviços prestados.

8.2. Relações com as Comunidades dos Locais Onde Atuamos

O Grupo Ecorodovias:

  1. Mantém canais permanentes de comunicação, diálogo e negociação com as comunidades onde atua;
  2. Procura empregar profissionais oriundos das comunidades dos locais onde atua, contribuindo com o desenvolvimento local e reduzindo as desigualdades sociais;
  3. Desenvolve programas sociais específicos com as comunidades dos locais onde atua, através de ações que tenham afinidade com o negócio.

8.3. Relações com Fornecedores de Bens e Serviços

O Grupo Ecorodovias segue as seguintes premissas nas relações com seus fornecedores de bens e serviços:

  1. Não admite fraudes em processo de seleção de fornecedores de bens e serviços;
  2. A seleção e a contratação de seus fornecedores de bens e serviços são baseadas em critérios técnicos, objetivos e preestabelecidos, abrangendo necessariamente a idoneidade, a integridade, a capacidade técnica e de fornecimento, mensuráveis pela qualidade, prazos e preços praticados para a entrega do escopo do contrato;
  3. Os fornecedores de bens e serviços deverão aderir aos requisitos e condições seguintes, tendo em vista que o Grupo Ecorodovias somente contrata fornecedores que: (i) não utilizem trabalho infantil, trabalhos forçados, nem em condições análogas a de escravo; (ii) não exerçam nenhuma forma de coerção física ou moral que viole direitos humanos; (iii) cumpram a legislação trabalhista, previdenciária, tributária e ambiental; (iv) não pratiquem atos lesivos à administração pública, como a promessa, oferecimento ou pagamento, direta ou indiretamente, de vantagem indevida a agentes públicos ou fraudes e manipulações em procedimentos licitatórios ou em contratos com entes públicos;
  4. Tendo atendido os critérios acima mencionados, o Grupo Ecorodovias dá preferência à contratação de fornecedores que possuam aspectos de sustentabilidade agregados aos seus produtos, ou seja, produzidos com materiais renováveis, certificados, reciclados, com tecnologias limpas, entre outras, de forma a contribuir para a não degradação do meio ambiente;
  5. Apoia o desenvolvimento de pequenos fornecedores;
  6. Privilegia fazer negócios com fornecedores que possuam boa reputação no mercado;
  7. Sempre trata com ética os colaboradores de nossos fornecedores de serviços e, no que for possível, concede tratamento semelhante ao dado aos seus próprios colaboradores;
  8. Os fornecedores do Grupo Ecorodovias devem conduzir suas práticas comerciais, durante a consecução do objeto da contratação, de forma ética e em conformidade com a legislação aplicável;
  9. Durante a execução de qualquer contratação com o Grupo EcoRodovias, os fornecedores não poderão dar, oferecer, pagar, prometer pagar, ou autorizar o pagamento de, direta ou indiretamente, dinheiro ou qualquer coisa de valor a qualquer agente público, ou pessoa a ele relacionada, com a finalidade de influenciar qualquer ato ou decisão do agente ou do governo, ou para assegurar qualquer vantagem indevida, ou direcionar negócios para, qualquer pessoa, e que violem as leis anticorrupção aplicáveis;
  10. Os fornecedores de bens e serviços do Grupo Ecorodovias não devem oferecer ou dar, direta ou indiretamente, brindes, presentes, hospitalidades ou favores de natureza não promocional ao colaborador do Grupo EcoRodovias. Em caso de dúvidas quanto à característica dos itens mencionados, caberá ao fornecedor consultar previamente e de forma justificada o Comitê de Ética pelos canais de acesso (Capítulo 11 do Código de Conduta);
  11. Os fornecedores de bens e serviços do Grupo EcoRodovias poderão apresentar espontaneamente eventual informação de que tenha conhecimento que possa, porventura, afetar os negócios do Grupo.

8.4. Relações com o Setor Público, Agências e Órgãos Reguladores

O Grupo Ecorodovias:

  1. Considera como inaceitável as práticas que envolvam o favorecimento, a promessa ou a concessão, direta ou indireta, de vantagens pessoais de qualquer natureza para autoridades de qualquer instância do setor público, visando induzir a obtenção de tratamento favorável. Da mesma forma, proíbe qualquer ato que busque fraudar ou manipular procedimentos licitatórios ou contratos com entes públicos;
  2. Respeita as leis vigentes e é fidedignos e tempestivo no fornecimento de informações ao poder público, incluindo as exigências das leis e regulamentos que regem as companhias abertas;
  3. No que se refere aos contratos de concessão de serviços públicos de que é titular, cumpre com as obrigações estipuladas ao mesmo tempo em que defende os direitos decorrentes e a preservação do equilíbrio econômico-financeiro;
  4. As relações com o poder público concedente ou com a iniciativa privada estão baseadas no sentido de responsabilidade, transparência e espírito de colaboração. Dessa forma, não serão levantadas pretensões junto ao poder concedente se estas não forem entendidas como legítimas e fundamentais.

8.5. Relações com Acionistas, Investidores, Sócios e Parceiros Estratégicos

O Grupo Ecorodovias:

  1. Tem o relacionamento com os acionistas, investidores, sócios e parceiros estratégicos, baseado na gestão profissional e na comunicação precisa, transparente e imediata de informações que permitam acompanhar o desempenho da Companhia;
  2. É transparente em suas políticas, na distribuição de dividendos e nos demonstrativos da situação econômico-financeira da Companhia, de modo que asseguramos precisão nos livros e registros contábeis, sendo ágeis e fidedignos no fornecimento de informações aos acionistas;
  3. É proativo na apresentação de informações ao mercado, buscando minimizar rumores e especulações;
  4. Excepcionalmente poderemos deixar de divulgar informações, se os acionistas controladores e administradores entenderem que a sua revelação poderá colocar em risco interesses legítimos da Companhia, respeitada a legislação aplicável;
  5. Gere o negócio com independência, boas técnicas e controles internos, visando preservar e ampliar o patrimônio dos acionistas de forma sustentável;
  6. Repudia qualquer ação que direta ou indiretamente tenha influência fraudulenta, coercitiva, manipuladora ou enganosa para com os auditores independentes com o propósito de gerar declarações econômico-financeiras enganosas da Companhia;
  7. Como Companhia de capital aberto, atende com rigor às exigências das leis e regulamentos aplicáveis, respeitando os direitos do conjunto de nossos acionistas, tanto controladores, quanto minoritários.

8.6. Relações com Concorrentes

O Grupo Ecorodovias:

  1. Orienta suas condutas pelo cumprimento da legislação de defesa da concorrência e pelo respeito ao princípio da livre concorrência;
  2. Não tolera práticas desleais ou anticoncorrenciais;
  3. Obtém informações de maneira lícita e preserva o sigilo daquelas fornecidas pelos clientes e concorrentes;
  4. Quando solicitado, disponibiliza informações fidedignas por meio de fontes autorizadas;
  5. Não emite comentários que possam afetar a imagem de concorrentes ou contribuir para a divulgação de boatos sobre eles;
  6. Na obtenção de novos contratos, deve se desenvolver dentro dos corretos princípios econômicos e em ambiente regular do mercado, em competição leal com a concorrência e na observância estrita das normas legais aplicáveis, incluindo, mas não se limitando às diretrizes contidas Lei de Defesa da Concorrência.

8.7. Relações com Associações e Entidades de Classe

O Grupo Ecorodovias reconhece a legitimidade das Associações e Entidades de Classe e priorizamos a via negocial extrajudicial para a resolução dos conflitos, procurando manter diálogo permanente e buscando a construção de relações produtivas, harmoniosas e duradouras.

8.8. Relações com a Mídia

O Grupo Ecorodovias:

  1. Mantém atitude independente e respeitosa no relacionamento com a mídia, preservando os interesses e a imagem da Companhia;
  2. Presta informações claras e tempestivas de caráter societário e de fatos relevantes para os usuários, clientes, investidores, imprensa e ao público em geral;
  3. Não se manifesta a respeito de informações estratégicas ou sigilosas, caracterizadas como confidenciais;
  4. Faz suas manifestações somente através de fontes habilitadas e expressamente autorizadas a representá-la junto à mídia.