Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Fiscal

Conselho de Administração

O conselho de administração é composto por nove membros (três deles independentes). Durante seu processo de avaliação anual, o conselho reavaliará se o número de membros está adequado às demandas feitas ao órgão. O conselho reúne-se bimestralmente e, em linhas gerais, fixa as diretrizes estratégicas, monitora os executivos e avalia o desempenho da empresa. Além das suas atribuições legais, ele é responsável pela aprovação das principais decisões de investimento da companhia.

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição dos membros eleitos do Conselho de Administração:

Nome Posições Data de Eleição
Marco Antônio Cassou Presidente 16.04.2020
Alberto Rubegni Conselheiro Efetivo 16.04.2020
Beniamino Gavio Conselheiro Efetivo 16.04.2020
Juan Angoitia Grijalba Conselheiro Efetivo 16.04.2020
Jorge Alberto Eduardo Fergie Corser* Conselheiro Efetivo 16.04.2020
Ricardo Bisordi de Oliveira Lima* Conselheiro Efetivo 16.04.2020
Sonia Julia Sulzbeck Villalobos* Conselheiro Efetivo 05.08.2020

(*) Conselheiro independente: A escolha dos conselheiros independentes tem como parâmetro os critérios recomendados pelo IBGC

Nome Posições Data de Eleição
Luís Miguel Dias da Silva Santos Conselheiro Suplente 16.04.2020
Umberto Tosoni Conselheiro Suplente 16.04.2020

 

Seguem abaixo breves informações biográficas dos membros do Conselho de Administração da Companhia:

Marco Antonio Cassou, brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Administração pela Stanford University (Califórnia, EUA). Foi gerente de Produção da Alusan Indústrias Químicas; gerente de Produção da EBEC Engenharia Brasileira de Construções; engenheiro civil, co-responsável técnico, diretor comercial e presidente da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções; diretor administrativo e financeiro e presidente da Britanite Indústrias Químicas; diretor administrativo e financeiro da Rochesa Tintas e Vernizes e presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Paraná. Membro do conselho de administração do Grupo CR Almeida.

Alberto Rubegni, Formação acadêmica em Engenharia civil. O Sr. Alberto foi Diretor Presidente da Impregilo S.p.A. de 2007 a 2012, ocupando hoje o cargo de Diretor Presidente da ASTM S.p.A. e da Itinera S.p.A. É membro do conselho de administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; BREBEMI S.p.A.; Autostrade Lombarde S.p.A.; Tangenziale Esterna S.p.A.; Sina S.p.A; e Baglietto S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística e náutico.

Beniamino Gavio, Formação acadêmica em Economia pela Universidade de Kensington, Califórnia. O Sr. Beniamino é Diretor das seguintes empresas: Cerri Cantieri Navali S.p.A.; Flaminia di Gavio Beniamino & C. S.a.s.; Gavio e Torti Casa di Spedizione S.p.A.; IMCO Progetti e Construzioni S.r.l.; PCA S.p.A.; Interstrade S.p.A.; e SIAS S.p.A. – Società Iniziative Autostradali e Servizi. É presidente do conselho de Administração das seguintes empresas: Argo Finanziaria S.p.A.; Aurelia S.r.l.; Baglietto S.p.A.; Interstrade S.p.A.; e SEA Segnaletica Stradale S.p.A., empresas dos setores de infraestrutura, logística, financeiro e náutico.

Juan Angoitia Grijalba, formação acadêmica em administração de empresas. O Sr. Juan faz parte da empresa Ardian desde 2013 como Diretor Geral. Anteriormente, trabalhou por 05 (cinco) anos na Citi Infrastructure Investors (CII) como Investment Principal, com sede em Londres. Antes da CII, Juan Angoitia trabalhou dez anos no Grupo Ferrovial, S.A. Iniciou sua carreira na Cintra como parte de sua equipe de pedágios rodoviários e aeroportos. Ele tem mais de 20 anos de experiência no setor de infraestrutura.

Jorge Alberto Eduardo Fergie Corser, Venezuelano, engenheiro e mestre em Engenharia Industrial pela Stanford University (Califórnia, EUA). Foi Diretor Executivo da KKR entre 2013 e 2018 e sócio da McKinsey & Company por aproximadamente 30 anos (de 1984 a 2013). Fundou a Nimax Capital em 2018 (consultoria em gestão empresarial e investimentos) e atualmente é Membro do Conselho de Administração da Monterra (companhia investida da KKR), Advisory Board Member da Afiniti (companhia de inteligência artificial baseada em Washington D.C.), Starboard (companhia de investimentos sediada em São Paulo), UP Offshore (companhia de logística brasileira) e I4 PRO (companhia brasileira de softwares).

Ricardo Bisordi de Oliveira Lima, Brasileiro, tem formação acadêmica em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Controladoria, Contabilidade e Administração Financeira na EPGE da FGV-RJ e em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA). O Sr. Ricardo Bisordi tem mais de 25 anos de experiência como executivo em companhias dos setores de infraestrutura (rodovias, aeroportos e portos), óleo e gás, e varejo. O Sr. Bisordi foi Diretor de Negócios da CCR (de 2015 a 2018), Diretor não Estatutário de Negócios da CCR (de 2013 a 2015) e atuou como Sócio-Presidente da Gestora de Fundos Angra Infraestrutura (de 2008 a 2012).

Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Brasileira, sócia-fundadora da Villalobos Consultoria Ltda. Participa, como titular, dos Conselhos de Administração da Petrobras, da Telefônica Vivo, da LATAM Airlines. Até o final de 2019 foi professora de disciplinas de finanças nos cursos de pós graduação do Insper. Até o final de 2015, como sócia da Lanin Partners LLC, fazia gestão de fundos long/short de ações latino-americanas. Entre 2005 e 2009, morando em Santiago, Chile, foi Gerente de Fondos de América Latina, administrando fundos mútuos e institucionais da Larrain Vial AGF. De 1996 a 2002, foi responsável por investimentos de Private Equity no Brasil, Argentina e Chile para a empresa Bassini, Playfair & Associates, LLC, tendo participados de vários Conselhos de Administração de empresas como TAM Linhas Aéreas e Método Engenharia, além de CAs de empresas argentinas e chilenas. Antes disso, a partir de 1989 foi Head of Research do Banco Garantia. Sonia se formou em Administração Pública pela EAESP/FGV em 1984 e se tornou Mestre em Finanças pela mesma instituição em 2004. Foi a primeira pessoa a receber a certificação CFA na América Latina, em 1994 e foi Presidente da CFA Society Brazil, associação sem fins lucrativos que congrega os cerca de 1.000 profissionais que possuem a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) no país.

Luís Miguel Dias da Silva Santos, formação acadêmica em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa (Portugal). Foi Conselheiro e diretor Financeiro do Grupo Somague em Portugal e, posteriormente diretor de investimentos internacionais da Sacyr, em Espanha, até 2007. De 2007 a 2016 foi Conselheiro e diretor financeiro do grupo português SGC, tendo sido igualmente nesse período, após 2011, Presidente do Conselho de Administração da locadora Unidas, SA, no Brasil. Conselheiro desde 2016 passou em Janeiro de 2017 a Diretor Presidente da Ascendi, SGPS, SA, sociedade portuguesa detentora de participações de controle num portfólio de 6 concessões de rodovias em Portugal. A Ascendi SGPS, SA é controlada pela Ardian (França) que detém indiretamente uma participação na Ecorodovias. Em Portugal, atuou em empresas do terceiro setor, como membro do conselho de administração: Ascendi Invest, S.A., Ascendi Comunicação, S.A., Via Verde Portugal – Gestão de Sistemas Electrónicos De Cobrança S.A., Ascendi Igi, Inovação e Gestão De Infra-Estruturas, S.A., B4A Consultoria E Gestão S A; como Presidente: Ascendi Operadora Pi Operação e Manutenção Rodoviária S A., Ascendi Pinhal Interior Estradas do Pinhal Interior S A., Ascendi O&M, S.A., Ascendi Pt Sgps, S.A., Ascendi, Sgps, S.A., Ascendi Operadora Gl – Operação e Manutenção Rodoviária S A., Ascendi Operadora Gp Operação e Manutenção Rodoviária S A., Ascendi Operadora Bla Operação E Manutenção Rodoviária Sa., Ascendi Operadora Cp, Operação e Manutenção, Rodoviária, S.A., Ascendi Operadora Nt – Operação E Manutenção Rodoviária, S.A. Ascendi Grande Lisboa, Auto Estradas Da Grande Lisboa, S.A., Ascendi Grande Porto, Auto Estradas Do Grande Porto, S.A., Ascendi Beiras Litoral E Alta, Auto Estradas Das Beiras Litoral E Alta, S.A., Ascendi Costa De Prata, Auto Estradas Da Costa De Prata, S.A., Ascendi Norte, Auto-Estradas Do Norte, S.A., Ascendi – Serviços De Assessoria Gestão E Operação S A; Como Vogal na Santa Casa Misericórdia Da Vila Da Chamusca; como Gerente na Pbss – Gestão De Activos e Consultoria Administrativa e de Gestão Lda; e como Sócio Gerente na Galeria Arte S Mamede Ltda.

Umberto Tosoni, Italiano, tem formação acadêmica em Engenharia pela Universidade de Engenharia de Roma Tor Vergata e especialização em Planejamento de Transportes. O Sr. Umberto é diretor da SIAS S.p.A. – Società Iniziative Autostradali e Servizi e CEO (Chief Executive Officer) das empresas SITAF S.p.A., SATAP S.p.A., Autostrada AstiCuneo S.p.A. e SAV S.p.A.

Diretoria Executiva

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos diretores da Companhia:

Nome Posições Data de Eleição
Marcello Guidotti Diretor Executivo de Finanças, de Relações com Investidores e de Gestão de Pessoas 29.04.2021
Marcelo Lucon Diretor Executivo Jurídico 29.04.2021
Nicolò Caffo Diretor Executivo de Negócios Rodoviários 29.04.2021

Segue abaixo uma breve biografia dos diretores da Companhia:

Marcello Guidotti, italiano, tem formação acadêmica em Economia pela Universitá degli Studi di Bologna (Itália), MBA Executivo pelo Insper e participou em 2014 do Programa Executivo da Universidade de Stanford. Trabalhou na área de administração e finanças em vários projetos de infraestrutura e concessões em países da América Latina. Em 2002, tornou-se diretor administrativo e financeiro e de relações com investidores da Empresa Concessionária de Rodovias do Sul – Ecosul S.A.. Desde 2005 é Diretor Executivo de Finanças da EcoRodovias. Em maio de 2012 passou a acumular o cargo de Diretor Executivo de Relações com Investidores.

Marcelo Lucon Brasileiro, é graduado em Direito pela Universidade São Paulo, possui Mestrado pela Faculdade de Direito da USP e LLm pela Universidade de Londres. Nos últimos 6 anos, ocupou as posições de Gerente e Diretor Jurídico e membro do Conselho de Administração/Fiscal de empresas do Grupo Camargo Correa. Foi membro suplente do Conselho Fiscal da Alpargatas S/A. Atualmente, ocupa a posição de Diretor Executivo Jurídico da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S/A.

Nicolò Caffo: O Sr. Nicolò Caffo é graduado em engenharia civil pela Universidade de Bologna e possui mestrado pelaMassachusetts Institute of Technology – MIT, em administração de empresas. Nos últimos 6 anos ocupouposições de gerente regional da Atlantia, sendo responsável pelos negócios da companhia nos EstadosUnidos e na Polônia, e de gerente de desenvolvimento de negócios tecnológicos da Atlantia. Anteriormente, trabalhou em empresas como Mckinsey & Company, Bank of America Securities e MGE – Matildi General Engineering.

Conselho Fiscal

A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos membros eleitos do Conselho Fiscal:

Nome Posições Data de Eleição
Sérgio Tuffy Sayeg Conselheiro Efetivo 28.04.2021
Paulo Sergio Aldrighi Conselheiro Efetivo 28.04.2021
Caio Cezar Monteiro Ramalho Conselheiro Efetivo 28.04.2021
Gaspar Carreira Junior Conselheiro Suplente 28.04.2021
José Dimas Gurgel Conselheiro Suplente 28.04.2021
Eduardo Georges Chehab Conselheiro Suplente 28.04.2021

Segue abaixo uma breve biografia dos diretores da Companhia:

Sérgio Tuffy Sayeg: Formado em administração de empresas e pós-graduado em mercado de capitais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor em cursos de MBA, pós-graduação e educação executiva da FIA Business School, do Ibmec, do Insper e de entidades do mercado financeiro e de capitais. Qualificado com Certificações por Experiência para Conselheiro de Administração, Conselheiro Fiscal e Comitê de Auditoria pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e, anteriormente, CNPI – Certificação Nacional do Profissional de Investimentos pela APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e Certificação Profissional ANBIMA – série 20. Desde 1976, atua nos mercados financeiro, de capitais e corporativo, tendo trabalhado como executivo e diretor no Unibanco, Banco London Multiplic, Banco Safra, Seller DTVM, Banco Fibra, Dresdner Asset Management, Bolsa de Valores de São Paulo, SABESP – Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e FIRB – Financial Investor Relations. Membro do Conselho Fiscal da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A. (2018 – atual), da CSU CardSystem S.A. (2008 – 2016, 2018 – atual), da Enauta Participações S.A. (2014 – 2019, atual), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG (2018 – atual) e da Linx S.A. (2018 – atual). Membro dos Comitês de Auditoria Estatutários da São Paulo Turismo S.A. e da Companhia de Engenharia de Tráfego (2018 – atual). Membro especializado do Comitê de Auditoria do Banco GM S.A./Chevrolet Serviços Financeiros (2012 – 2018). Conselheiro de Administração da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. – INVEPAR (2017). Conselheiro Fiscal da Eldorado Brasil Celulose S.A. (2017), da Cia. Providência Indústria e Comércio (2012 – 2015), da Marfrig Global Foods S.A. (2010 e 2012) e da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções (2011 – 2015). Conselheiro de Administração (2007 – 2009) da Lojas Salfer S.A. Membro do Audit Committee Institute da KPMG, do EY Board Members Program e das Comissões de Comunicação e Mercado de Capitais e dos Certificados do IBGC. Conselheiro de Administração (2003 – 2008) e vice-presidente da Comissão Internacional do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.

Paulo Sergio Aldrighi: O Sr. Paulo Sergio Aldrighi é Engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP em 1980, com pós-graduação em Administração Financeira pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana em 1982 e especialização em gestão esportiva pela Faculdade Trevisan e Brunoro & Cocco em 2002. Foi assessor do Departamento de Underwriting do Banco Itaú de Investimento S.A. de setembro de 1983 a maio de 1984, onde assessorou a divisão de contratação de operações e, posteriormente, até dezembro de 1985, Gerente de Underwriting. Posteriormente, até dezembro de 1991, atuou como Diretor Adjunto do Banco Multiplic S.A. e, de fevereiro de 1992 a janeiro de 1993, como Diretor Adjunto de Investimentos do Banco Investcorp S.A. Entre maio de 1993 a dezembro de 1994, atuou como Diretor Adjunto de Investimentos do Banco Atlantis S.A. Foi Diretor Adjunto de Mercado de Capitais no Banco Fibra S.A. entre janeiro de 1995 e fevereiro de 1999. Entre setembro de 1999 e novembro de 2001, foi Gerente de Corporate Finance no Bank of America Liberal S.A. Em dezembro de 2001, tornou-se consultor independente atuando em consultorias específicas para clubes de futebol profissional, com trabalhos desenvolvidos para a Ponte Preta, como Assessor da Presidência (planejamento e implementação de estratégias de negócios nas áreas de receitas potenciais), para o Coritiba Football Clube (análise do projeto de abertura de capital de empresa esportiva) e o Botafogo Futebol e Regatas (Business Plan das empresas esportivas idealizadas). Entre janeiro de 2004 e janeiro de 2006, foi Superintendente Geral/Liquidante da Bolsa de Valores Regional. Foi Gerente Regional da BM&FBOVESPA entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2010. Tornou-se sócio da IGD Express Gráfica Digital Ltda. em março de 2011, permanecendo até julho de 2014. Foi Diretor Superintendente da Dentalmaster Comércio de Planos Odontológicos Ltda. de dezembro de 2014 a setembro de 2017. Foi Superintendente Administrativo da JN Maxi Corretora de Câmbio Ltda. de março de 2018 a setembro de 2019. Atualmente, é consultor na Paldrx Consultoria Ltda. Membro do Conselho Fiscal (suplente) da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções de 2011 a 2015 e do Conselho Fiscal da Ecorodovias Infraestrutura e Logística S.A. desde 2018.

Caio Cezar Monteiro Ramalho: O Sr. Caio Cezar de Monteiro Ramalho possui vinte e quatro anos de experiência em Investimentos e Análise de Negócios com passagens por Private Equity, Banco de Investimento, Asset Management e consultorias. É sócio-fundador da Faerûn Ventures, empresa de treinamentos corporativos, consultoria e advisory em Private Equity e Venture Capital, Governança Corporativa, Investimentos, Inovação e Startups, Valuation e M&A. Atua há 15 anos como professor em cursos executivos, incluindo MBAs nas áreas de Finanças, Investimentos e Negócios e cursos de pós-graduação e LLMs nas áreas de Direito Societário, Tributário e Tecnologia, com experiências na Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde 2010 e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) de 2014 a 2018. Atualmente é membro e coordenador da comissão de startups e scale-ups do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui MBA em Análise de Investimento pela PUC-Rio, mestrado em Economia (Finanças) pela FGV e é doutorando em Engenharia (Gestão e Inovação) pela UFRJ.

Gaspar Carreira Junior: O Sr. Gaspar Carreira Junior é executivo de Finanças há mais de 25 anos. Conselheiro de Administração, Consultivo, Fiscal e de Inovação, com certificações pelo IBGC, CelintBra, GoNews e ICSS com habilitação na Previc, com experiência no mercado de Telecom, Automotivo, Varejo, Terceiro Setor e Previdência Complementar, em empresas nacionais, multinacionais e startups. De 1992 a 1999 foi Coordenador de Informações Gerenciais e Supervisor de Orçamento na Coca-Cola – Grupo Andina. Foi Diretor de Serviços Financeiros no Grupo Oi de 1999 até 2019. É sócio proprietário da Carreira Jr. Consultoria em Gestão Empresarial e Financeira, consultoria especializada na recuperação da performance operacional e financeira e governança corporativa. Foi membro titular do Conselho Fiscal de diversas empresas, como Padtec S.A., FRAS-LE, Sistel, Oi Futuro e SETA, e suplente na Vale, Eletrobrás e Fundação Atlântico. Atualmente é membro do Comitê de Auditoria da Padtec S.A., Conselheiro Fiscal na Sul América S.A., Conselheiro Fiscal Suplente no Grupo Mateus S.A., Conselheiro Consultivo na Sai do Papel (aceleradora de startups) e na Netword Agro (startup de tecnologia e monitoramento de lavouras) e Coordenador do Comitê de Estratégia e Marketing da ABC3 – Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos Certificados. Formado em Economia pela Universidade Cândido Mendes, pós-graduado em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e com MBA Executivo pela Coppead – UFRJ. Declara não ter ocorrido qualquer tipo de condenação criminal, em processo administrativo da CVM, transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade profissional ou comercial qualquer, durante os últimos 5 anos.

José Dimas Gurgel: O Sr. José Dimas Gurgel possui especialização em Controladoria pela FGV-SP e atua há 45 (quarenta e cinco) anos em empresa que atua do Brasil e na Argetina no ramo de metalúrgica, metaloquímica, catalisadores automotivos e estacionários, reciclagem, recuperação e redino de metais preciosos. A Empresa possui unidades industriais nas Cidades de Guarulhos, Americana, Manaus e Joinville, mas que ao longo da sua história pertenceu a 3 grupos empresarias internacionais distintos com atuações muito mais ampla nos demais continentes.

Eduardo Georges Chehab: O Sr. Eduardo Georges Chehab é Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica-USP, pós-graduado em administração pela FGV e com MBA Finanças pelo Insper, tem atuado nos últimos oito anos em conselhos de administração e fiscal de empresas de capital aberto e fechado. Anteriormente, trabalhou durante mais de 30 anos no mercado financeiro, dos quais por 20 anos como executivo da área de crédito para pessoas jurídicas nos bancos ABN AMRO Real e WestLB e diretor de ratings e do escore de governança corporativa na S&P.