Comunicado ao Mercado – Definição da estrutura organizacional e eleição da nova diretoria estatutária da EcoRodovias
A ECORODOVIAS INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA S.A. (“Companhia” ou “EcoRodovias”), vem a público informar, aos seus acionistas e ao mercado em geral, que o Conselho de Administração da Companhia, em reunião realizada em 28 de julho de 2022, definiu a estrutura organizacional e elegeu a nova diretoria estatutária da EcoRodovias.
Esse processo de transformação empresarial foi iniciado na Assembleia Geral de Acionistas realizada em 27 de abril de 2022, que aprovou a simplificação do Estatuto Social, extinguindo diversas diretorias estatutárias e deixando a critério do Conselho de Administração definir as funções, atribuições e composição da diretoria estatutária, conforme a necessidade dos negócios da Companhia.
O Conselho de Administração avaliou o momento atual e os desafios da Companhia e adotou as seguintes premissas para promover uma nova estrutura organizacional enxuta, ágil e eficiente:
- Necessidade de que a Presidência seja exercida por um profissional com ampla experiência no setor e profundo conhecimento das pessoas e processos internos da Companhia.
- Criação de uma Vice-Presidência de Serviços Corporativos com o objetivo de gerar eficiência e produtividade nas áreas corporativas e garantir as melhores práticas de governança.
- Criação de uma Vice-Presidência de Serviços Técnicos com o objetivo de trazer senioridade e experiência nas áreas corporativas técnicas do Grupo e para assegurar o controle do CAPEX trazendo soluções inovadoras e otimizadas para os ativos atuais e futuros e visando a transição para um modelo operacional alinhado as metas ESG.
- Criação de uma Diretoria de Finanças Corporativas e uma Diretoria de Planejamento, Riscos e Controles de forma a possibilitar a liderança estratégica especializada e foco nos temas de maior relevância, que incluem capitalização da Companhia, relacionamento com investidores, práticas ESG, planejamento, controle financeiro e gestão de riscos.
Neste contexto, o Conselho de Administração aprovou a nova composição da diretoria estatutária da Companhia:
- Marcello Guidotti, Diretor Presidente, a quem compete a busca do crescimento, a gestão estratégica da Companhia e de suas controladas, a condução geral dos negócios, efetivação de novos negócios, representação institucional, planejamento estratégico, promoção de políticas corporativas, valorização do negócio e maximização do retorno dos investimentos dos acionistas. O Sr. Guidotti possui profundo conhecimento, da Companhia e do setor de concessões rodoviárias no Brasil, além de ter atuado nas áreas de administração e finanças em vários projetos de infraestrutura e concessões em países da América Latina.
- Rodrigo José de Pontes Seabra Monteiro Salles, Diretor Vice-Presidente de Serviços Corporativos e Jurídico a quem compete atuar na definição de orientações e gestão estratégica sobre (i) comunicação; (ii) relações institucionais; (iii) regulatório; (iv) recursos humanos; (v) jurídico; e (vi) governança. O Sr. Salles possui mais de 20 anos de experiência em grandes empresas e importantes escritórios de advocacia, tendo atuado em negociações, projetos e operações no Brasil e no exterior.
- Roberto Borges Paiva, Diretor Vice-Presidente de Serviços Técnicos e Engenharia a quem compete atuar na definição de orientação e gestão estratégica sobre (i) suprimentos; (ii) tecnologia da informação; (iii) automação; (iv) sustentabilidade aplicada; (v) engenharia; e (vi) desenvolvimento de estudos de novos negócios. O sr. Borges possui mais de 30 anos de experiência no setor de infraestrutura incluindo projetos em rodovias, oil & gas, logística e saneamento tendo participado de todos os estudos de novos negócios da Companhia nos últimos 6 anos, na qualidade de presidente da Itinera Construções, empresa do Grupo ASTM.
- Andrea Fernandes, Diretora de Finanças Corporativas; a quem compete atuar na liderança estratégica das seguintes áreas (i) gestão da capitalização e autossuficiência da Companhia; (ii) relacionamento com o mercado financeiro e investidores; (iii) operações financeiras estruturadas; (iv) controladoria e tesouraria; e (v) comunicação dos indicadores de sustentabilidade (métricas ESG). A Srta. Andrea possui vasta experiência na área financeira e de relações com investidores de importantes empresas como Suzano Papel e Celulose, AES Eletropaulo (Atual Enel).
- Fabio Trugillo, Diretor de Planejamento, Riscos e Controles a quem compete atuar na liderança estratégica das seguintes áreas (i) planejamento e controle financeiro; (ii) gestão de riscos; (iii) projetos especiais envolvendo temas de eficiência e produtividade; e (iv) desdobramento do planejamento estratégico. O Sr. Fabio possui mais de 20 anos de experiência na área financeira e de planejamento de importantes empresas como BHG, AES Eletropaulo (Atual Enel) e Philip Morris.
O Diretor Presidente exercerá a função de Diretor de Relações com Investidores.
São Paulo, 28 de julho de 2022
Marcello Guidotti
Diretor de Relações com Investidores
EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A.
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