Conselho de Administração
O conselho de administração é composto por 9 membros efetivos (dois deles independentes) e 3 membros suplentes. Durante seu processo de avaliação, o conselho reavaliará se o número de membros está adequado às demandas feitas ao órgão. O conselho reúne-se bimestralmente e, em linhas gerais, fixa as diretrizes estratégicas, monitora os executivos e avalia o desempenho da empresa. Além das suas atribuições legais, ele é responsável pela aprovação das principais decisões de investimento da companhia.
A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição dos membros eleitos do Conselho de Administração:
Nome | Posições | Data de Eleição |
---|---|---|
Marco Antônio Cassou | Presidente | 19.04.2023 |
Stefano Mion | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Beniamino Gavio | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Umberto Tosoni | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Alberto Gargioni | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Eros Gradowski Junior | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Ricardo Bisordi de Oliveira Lima* | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Stefano Mario Giuseppe Viviano | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
Sonia Aparecida Consiglio* | Conselheiro Efetivo | 19.04.2023 |
(*) Conselheiro independente: A escolha dos conselheiros independentes tem como parâmetro os critérios recomendados pelo IBGC
Nome | Posições | Data de Eleição |
---|---|---|
Luís Miguel Dias da Silva Santos | Conselheiro Suplente | 19.04.2023 |
Jorge Luiz Mazeto | Conselheiro Suplente | 19.04.2023 |
Paolo Pierantoni | Conselheiro Suplente | 19.04.2023 |
Seguem abaixo breves informações biográficas dos membros do Conselho de Administração da Companhia:
Marco Antonio Cassou: Formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em Administração pela Stanford University (Califórnia, EUA). Foi gerente de Produção da Alusan Indústrias Químicas; gerente de Produção da EBEC Engenharia Brasileira de Construções; engenheiro civil, co-responsável técnico, diretor comercial e presidente da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções; diretor administrativo e financeiro e presidente da Britanite Indústrias Químicas; diretor administrativo e financeiro da Rochesa Tintas e Vernizes e presidente do Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Paraná. Membro do conselho de administração do Grupo CR Almeida.
Stefano Mion: Graduado em Administração na Università Commerciale Luigi Bocconi na Itália em 2000 e MBA em administração de empresas pela The wharton School of Business. Stefano foi/é membro do conselho de administração de empresas como a Autopista Vespucio, Norte Tunel San Cristobal, Skyline Renewables, ASTM, 2i Rete Gas, SEA Aeroporto de Milão e Ardian. Anteriormente, trabalhou na Merrill Lynch na European Leveraged Finance Team em Londres, no UBS Investment Bank em Milão na Corporate Finance Team após 3 anos passados no J.P. Morgan em Londres.
Beniamino Gavio: Graduado em Economia pela Kensington University, CA, EUA. Ocupa diversas posições no Grupo Gavio, atuando nos setores de concessões rodoviárias, construção e engenharia, transportes e logística, tecnologia e náutico. Atualmente é Presidente da Aurelia S.r.l. – holding da família Gavio – e Nuova Argo Finanziaria S.p.A. e é Diretor da ASTM S.p.A. É também Presidente da Baglietto, marca histórica italiana de construção de iates, e é membro dos conselhos de administração de diversas empresas dos setores de transportes, logística, serviços e esportivo.
Umberto Tosoni: Graduado em Engenharia de Gestão pela Universidade Tor Vergata, Roma, com especialização em Planejamento de Transportes. Depois de iniciar sua carreira profissional na Texas Instruments, adquirindo importantes experiências na Itália e no exterior, ocupou diversos cargos, começando pelo setor de tecnologia, onde em poucos anos se tornou CEO da Sinelec, o centro tecnológico do Grupo. Passou então a atuar no setor de Concessões Rodoviárias, ocupando o cargo de CEO da SATAP, Torino-Milano, Autostrada dei Fiori, Autostrada Asti Cuneo e SITAF Traforo del Frejus. Chegou ao cargo de CEO em 2018 da SIAS S.p.A., holding do Grupo no setor, listada na Bolsa de Valores de Milão. Após a fusão por incorporação da SIAS na ASTM em dezembro de 2019, foi nomeado CEO da ASTM.
Alberto Gargioni: Formação em Negócios e Administração pela Universidade Bocconi na Itália em 1996 e completou o MBA pela escola de negócios do Politécnico (POLIMI GSoM) na Itália em 1999. Atuou como Diretor Geral e Sócio da Leonardo & Co. entre junho de 2006 e setembro de 2015, como Head de M&A para a Europa Continental (Itália, França e Alemanha) e Investment Banking no Santander Corporate entre dezembro de 2015 e maio de 2019 e como CFO da Nuova Argo Finanziaria S.p.A entre maio de 2019 e setembro de 2020. Em setembro de 2020 o Sr. Gargioni foi nomeado CFO do Grupo ASTM.
Eros Gradowski Junior: Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1986, com habilitação específica em criminologia, Direito Penal Executivo e Direito Penal Econômico, pós-graduado pela PUC -PR em 1990, em didática do ensino superior de direito. Foi professor de direito civil e comercial na PUC-PR de 1989/2001, professor da Escola Paranaense de Magistratura de 1995/1997 nas mesmas cadeiras, advogado militante na Justiça Estadual e Federal do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará e Amapá. É membro do Conselho de Administração Primav Construções e Comércio S/A, acionista minoritária indireta da EcoRodovias, e entre abril de 2014 e junho de 2021, ocupou a posição de membro suplente do Conselho de Administração da EcoRodovias.
Ricardo Bisordi de Oliveira Lima: Formação acadêmica em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós-graduação em Finanças na EPGE da FGV-RJ e em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia (Berkeley, EUA). O Sr. Ricardo Bisordi tem mais de 30 anos de experiência como executivo principal em companhias do setor de infraestrutura. Também se destaca como arquiteto e negociador de estruturas financeiras inovadoras que viabilizam megaprojetos bilionários. Desenvolvedor de estratégias de negócios inovadoras que proporcionam crescimento excepcional. Desde 1999 é membro do conselho e presidente de diversas empresas de aeroportos, rodovias, portos, petróleo e gás e varejo. Mentor comprovado de equipes de alto desempenho e investidor em empresas Startups.
Stefano Mario Giuseppe Viviano: Formação em Negócios e Administração pela Universidade Bocconi na Itália em 2000. Atuou como auditor na KPMG S.p.A entre setembro de 2000 e março de 2002, auditor interno sênior na Mediaset S.p.A entre março de 2002 e setembro de 2005, Gerente Financeiro na Argo Finanziaria S.p.A entre setembro de 2005 e julho de 2013 e Diretor Financeiro do Grupo e membro do Conselho da Argo Finanziaria S.p.A entre julho de 2013 e abril de 2018, membro do Conselho da ASTM S.p.A. entre abril de 2013 e novembro de 2018 e CFO da SIAS S.p.A entre abril de 2018 e dezembro de 2019. Desde janeiro de 2020 é Diretor de Finanças do Grupo ASTM e, desde agosto de 2016, CEO da Igli S.p.A. Além disso, atuou e ainda atua como membro do Conselho de Administração em diversas subsidiárias do Grupo ASTM (incluindo EcoRodovias Infraestrutura e Logistica S.A.).
Sonia Aparecida Consiglio: Jornalista e radialista, Sonia Consiglio atua com sustentabilidade, comunicação e investimento social privado há mais de vinte anos, com passagens por BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Vice-presidente do Conselho Consultivo do CDP América Latina, membro do Conselho Consultivo da BrazilFoundation e membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil. Conselheira de Administração e membro de Comitês de Sustentabilidade de várias organizações, é também Colunista do Valor Investe e da Nova Brasil FM. Foi Diretora da B3 e Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos, Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global da ONU e do Conselho Consultivo da GRI Brasil e membro do Stakeholder Council da GRI – Global Reporting Initiative, Amsterdam.
Luís Miguel Dias da Silva Santos: Formação acadêmica em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa (Portugal). Foi Conselheiro e diretor Financeiro (CFO) do Grupo Somague em Portugal e diretor financeiro adjunto da Sacyr (Deputy CFO), na Espanha, até 2007. De 2007 a 2016 foi Conselheiro e diretor financeiro do grupo português SGC, tendo sido igualmente nesse período, após 2011, Presidente do Conselho de Administração da locadora Unidas S.A. no Brasil. Foi Conselheiro desde 2016 e é Presidente desde 2017 da Ascendi, SGPS, S.A. e suas subsidiarias em Portugal, sociedade portuguesa controladora de 6 concessões de rodovias em Portugal (a Ascendi SGPS, S.A. é controlada pela Ardian/França que detém indiretamente uma participação na EcoRodovias). É ainda Conselheiro da Via Verde Portugal, S.A. e como membro do conselho de administração e gerente em três outras sociedades comerciais: B4A Consultoria e Gestão S.A., na Pbss – Gestão De Activos e Consultoria Administrativa e de Gestão Lda e na Galeria Arte S Mamede Ltda, para além de Conselheiro numa empresa do terceiro setor: na Santa Casa Misericórdia Da Vila Da Chamusca.
Jorge Luiz Mazeto: Graduado em ciências contábeis pela Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE e bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Participou de Conselhos Fiscais e de Conselhos de Auditoria Forense de empresas, dentre elas do Grupo C.R. Almeida e do Grupo Zugman; e Ouro Verde S.A. Atualmente, participa em projetos de M&A, realiza trabalho de consultoria empresarial nas áreas contábil, tributária e jurídica comercial, societária e cível, e assessora empresas em processo de cisão e incorporação, diluição parcial ou total de sociedade, tanto na área jurídica societária e tributária quanto nas questões contábeis.
Paolo Pierantoni: Formação em Engenharia pela Universidade de Gênova, Itália, obtido em 1982. Foi CEO da Autostrada Torino Savona S.p.A. (entre novembro de 2012 e abril de 2017), Autocamionale della Cisa S.p.A. (entre março de 2001 e abril de 2017) e SALT p.a. (entre janeiro de 2002 e abril de 2017), bem como Vice-Presidente da AISCAT – Associação Italiana de Concessionárias de Rodovias e Túneis (entre abril de 2009 e dezembro de 2018). Foi diretor da Primav Infraestrutura S.A, Igli S.p.A. e Argo Finanziaria S.p.A. até abril de 2019 e da SIAS S.p.A (onde também foi CEO entre abril de 2009 e 2018 e Chairman de 2018 a dezembro de 2019). Atualmente, é CEO da Tangenziale Esterna S.p.A. e Tangenziali Esterne di Milano S.p.A, bem como Chairman da SAV S.p.A. e SINA S.p.A.
Diretoria Executiva
A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos diretores da Companhia:
Nome | Posições | Data de Eleição |
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Marcello Guidotti | Diretor Presidente e Diretor de Relações com Investidores | 09.05.2023 |
Rodrigo José de Pontes Seabra Monteiro Salles | Diretor Vice-Presidente Corporativo | 09.05.2023 |
Roberto Borges Paiva | Diretor Vice-Presidente Técnico | 09.05.2023 |
Andrea Fernandes | Diretora de Finanças Corporativas | 09.05.2023 |
Fabio Trugillo | Diretor de Planejamento, Riscos e Compliance | 09.05.2023 |
Segue abaixo uma breve biografia dos diretores da Companhia:
Marcello Guidotti: Formação acadêmica em Economia pela Universitá degli Studi di Bologna (Itália), MBA Executivo pelo Insper e participou em 2014 do Programa Executivo da Universidade de Stanford. Trabalhou na área de administração e finanças em vários projetos de infraestrutura e concessões em países da América Latina. Atual Diretor Presidente da EcoRodovias tendo ocupado posições de diretor financeiro e de relações com investidores da EcoRodovias e também de diretor administrativo e financeiro e de relações com investidores da Ecosul. Está no Grupo EcoRodovias desde 2002.
Rodrigo José de Pontes Seabra Monteiro Salles: Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do São Paulo, MBA pelo IBMEC-SP e AMP pelo INSEAD. Atuou como advogado nos escritórios de advocacia Pinheiro Neto e Davis Polk. Entre 2003 e 2019 foi executivo de empresas do Grupo Novonor e membro do conselho de administração da Braskem e da OTP. Atualmente, ocupa o cargo de Vice-Presidente Corporativo da EcoRodovias.
Roberto Borges Paiva: Atua no setor de infraestrutura desde 1983, assumindo cargos Executivos em empresas como Via Engenharia e Techint E&C a partir de 2002, além de ocupar o cargo de CEO na Itinera Construções entre 2016 e 2022. Possui formação acadêmica em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, Especialização em Engenharia de Produção pela FV/USP em 1994 e MBA Executivo pela FIA/FEA/USP com imersão internacional pela Vanderbilt University (EUA) em 1996.
Andrea Fernandes: Formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em finanças pelo Ibmec (atual Insper). Executiva com mais de 20 anos de experiência na área financeira e de relações com investidores de importantes empresas como EcoRodovias, Suzano Papel e Celulose e AES Eletropaulo (Atual Enel). Foi conselheira de administração da CEMIG durante 4 anos. Atual diretora de Finanças Corporativas da EcoRodovias, responsável pela gestão da capitalização e autossuficiência da Companhia; relacionamento com o mercado financeiro e investidores; operações financeiras estruturadas; controladoria e tesouraria; estratégia e comunicação dos indicadores de sustentabilidade (métricas ESG). Está na Companhia desde 2014, tendo ocupado as posições de Diretora de Relações com Investidores e Captações e de Gerente Relações com Investidores.
Fabio Trugillo: O Sr. Trugillo está na Companhia desde 2009, tendo ocupado as posições de Diretor de Planejamento Estratégico e de Riscos e de Gerente de Planejamento Financeiro, além de ter atuado na área financeira de empresas como BHG, AES Eletropaulo (Atual Enel) e Philip Morris. É formado em Administração de Empresas, possui MBA em finanças e controle pela Fundação Getulio Vargas, MBA em Planejamento pela FIA – Fundação Instituto de Administração e especialização pela Darden Business School – University of Virginia.
Conselho Fiscal
A tabela abaixo apresenta os nomes, posições e datas de eleição de cada um dos membros eleitos do Conselho Fiscal:
Nome | Posições | Data de Eleição |
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Sérgio Tuffy Sayeg | Conselheiro Efetivo | 17.04.2024 |
Paulo Sergio Aldrighi | Conselheiro Efetivo | 17.04.2024 |
José Boeing | Conselheiro Efetivo | 17.04.2024 |
João Alberto Gomes Bernacchio | Conselheiro Suplente | 17.04.2024 |
José Dimas Gurgel | Conselheiro Suplente | 17.04.2024 |
Eduardo Georges Chehab | Conselheiro Suplente | 17.04.2024 |
Segue abaixo uma breve biografia dos membros do Conselho Fiscal da Companhia:
Sérgio Tuffy Sayeg: Formado em administração de empresas e pós-graduado em mercado de capitais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professor em cursos de MBA, pós-graduação e educação executiva do Insper, da FIA Business School, do Ibmec e de entidades do mercado financeiro e de capitais. Qualificado com Certificações por Experiência para Conselheiro de Administração, Conselheiro Fiscal e Comitê de Auditoria pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, e, anteriormente, CNPI – Certificação Nacional do Profissional de Investimentos pela APIMEC – Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais e Certificação Profissional ANBIMA – série 20. Desde 1976, atua nos mercados financeiro, de capitais e corporativo, tendo trabalhado como executivo e diretor no Unibanco, Banco London Multiplic, Banco Safra, Seller DTVM, Banco Fibra, Dresdner Asset Management, Bolsa de Valores de São Paulo, SABESP – Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e FIRB – Financial Investor Relations. Membro Independente do Conselho de Administração da Oliveira Trust S.A. (2021 – atual). Conselheiro Fiscal da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A. (2018 – atual), do Banco Pine S.A. (2022 e 2024), e da Gafisa S.A. (2024). Membro dos Comitês de Auditoria Estatutários da Enauta Participações S.A. (2022 – atual) e do Grupo Educacional Multivix (2021 – atual). Conselheiro de Administração da Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A. – INVEPAR (2017) e da Lojas Salfer S.A. (2007 – 2009). Membro especializado do Comitê de Auditoria do Banco GM S.A. – Chevrolet Serviços Financeiros (2012 – 2018), da São Paulo Turismo S.A. (2018 – 2023) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (2018 – 2023). Conselheiro Fiscal Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA (2018 – 2023), da CSU Digital S.A. (2008 – 2016, 2018 – 2021), da Enauta Participações S.A. (2014 – 2019, 2021), da Linx S.A. (2018 – 2021), da Eldorado Brasil Celulose S.A. (2017), da Cia. Providência Indústria e Comércio (2012 – 2015), da Marfrig Global Foods S.A. (2010 e 2012) e da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções (2011– 2015). Membro do Audit Committee Institute da KPMG, do EY Board Members Program e das Comissões de Comunicação e Mercado de Capitais e dos Certificados do IBGC. Conselheiro de Administração (2003 – 2008) e vice-presidente da Comissão Internacional do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.
Paulo Sergio Aldrighi: Engenheiro mecânico formado pela Faculdade de Engenharia Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP em 1980, com pós-graduação em Administração Financeira pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Santana em 1982 e especialização em gestão esportiva pela Faculdade Trevisan e Brunoro e Cocco em 2002. Foi assessor do Departamento de Underwriting do Banco Itaú de Investimento S.A. de setembro de 1983 a maio de 1984, onde assessorou a divisão de contratação de operações e, posteriormente, até dezembro de 1985, Gerente de Underwriting. Posteriormente, até dezembro de 1991, atuou como Diretor Adjunto do Banco Multiplic S.A. e, de fevereiro de 1992 a janeiro de 1993, como Diretor Adjunto de Investimentos do Banco Investcorp S.A. Entre maio de 1993 a dezembro de 1994, atuou como Diretor Adjunto de Investimentos do Banco Atlantis S.A. Foi Diretor Adjunto de Mercado de Capitais no Banco Fibra S.A. entre janeiro de 1995 e fevereiro de 1999. Entre setembro de 1999 e novembro de 2001, foi Gerente de Corporate Finance no Bank of America Liberal S.A. Em dezembro de 2001, tornou-se consultor independente atuando em consultorias específicas para clubes de futebol profissional, com trabalhos desenvolvidos para a Ponte Preta, como Assessor da Presidência (planejamento e implementação de estratégias de negócios nas áreas de receitas potenciais), para o Coritiba Football Clube (análise do projeto de abertura de capital de empresa esportiva) e o Botafogo Futebol e Regatas (Business Plan das empresas esportivas). Entre janeiro de 2004 e janeiro de 2006, foi Superintendente Geral/Liquidante da Bolsa de Valores Regional. Foi Gerente Regional da BM&FBOVESPA entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2010. Tornou-se sócio da IGD Express Gráfica Digital Ltda. em março de 2011, permanecendo até julho de 2014. Foi Diretor Superintendente da Dentalmaster Comércio de Planos Odontológicos Ltda. de dezembro de 2014 a setembro de 2017. Foi Superintendente Administrativo da JN Maxi Corretora de Câmbio Ltda. de março de 2018 a setembro de 2019. Atualmente, é consultor na Paldrx Consultoria Ltda. Membro do Conselho Fiscal (suplente) da CR Almeida S.A. Engenharia e Construções de 2011 a 2015 e do Conselho Fiscal da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A. desde 2018.
José Boeing: Formação acadêmica em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Iniciou a carreira de auditor como trainee até alcançar o cargo de Diretor de Auditoria. Foi Sócio Fundador da MOORE CWB Auditores Independentes S/S. Atualmente é titular em sociedade limitada de natureza simples e atua, preponderantemente, como consultor contábil e tributário em sociedades dos mais variados ramos de atividade, inclusive em assuntos relacionados com reorganizações societárias.
João Alberto Gomes Bernacchio: Formação acadêmica em Administração de Empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP. Foi membro do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A., do Ecoporto Santos S.A e da Primav Infraestrutura S.A. Foi Diretor Presidente da Concessionária do Monotrilho da Linha 18 Bronze S.A. Foi Presidente da ABAMEC – Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais-SP e Vice Presidente da ABAMEC – Nacional; Membro do Conselho de Ética do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores; Membro do Conselho Superior de Auto Regulação da ANBID – Associação Nacional dos Bancos de Investimentos; Diretor de Mercado de Capitais do IBEF-SP Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças; Membro do Subgrupo de trabalho – 4 do Banco Central do Brasil para assuntos financeiros do Mercosul; Membro do Comitê de Abertura de Capital da BOVESPA – Mais. Foi membro do Conselho de Administração da Cambuci S.A – Penalty; Conselho de Administração da IBQ – Indústrias Químicas S.A.; Conselho Fiscal da Lacta S.A. Indústria de Chocolates. Foi membro do Conselho Fiscal da Locaweb Serviços de Internet S.A. e da Enauta S.A. Atuou como executivo em vários bancos e empresas, como Itaú, First Chicago-Denasa, Citibank N.A., Schahin Cury, Ford do Brasil, EcoRodovias e Grupo CR Almeida.
José Dimas Gurgel: Formado no Curso Superior de Tecnologia de Projetos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e em Controladoria pela FGV-SP. Atuou nas áreas de Custos e Controladoria de algumas divisões do Grupo Degussa e, participou de várias incorporações, cisões, aberturas e fechamentos de empresas do grupo, entre elas a Cerdec, Asta Médica, Dental, Coimpa, Clarex e Icomeq, com atuação nos segmentos de metalurgia de metais nobres, química, farmacêutica e Dental. Em 2000, participou ativamente na cisão da unidade de metais preciosos da Degussa-Hulls com a criação da DMC2, que passou pelo grupo americano, OMG, e depois para o multinacional belga, Umicore, que o desenho inicial, concentrou suas atividades nas áreas de metalurgia e metaloquímica de metais preciosos, catalisadores automotivos, reciclagem, recuperação e refino de metais preciosos. Na Umicore atuou nas áreas de Custos e Controladoria e por algum período responsável pelas áreas de Orçamento, Planejamento e Logística do Brasil das unidades de Guarulhos e Manaus com suporte para a planta de Americana (SP), Joinville (SC) e da Argentina. E em 2018, dedicou-se exclusivamente ao complexo projeto de mudança da planta de Guarulhos para Americana (SP). É membro suplente do Conselho Fiscal da EcoRodovias Infraestrutura e Logística S.A desde abril de 2019.
Eduardo Georges Chehab: Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica-USP, pós-graduado em administração pela FGV e com MBA Finanças pelo Insper, tem atuado nos últimos dez anos em conselhos de administração e fiscal de empresas de capital aberto e fechado. Anteriormente, trabalhou durante mais de 30 anos no mercado financeiro, dos quais por 20 anos como executivo da área de crédito para pessoas jurídicas nos bancos ABN AMRO Real e WestLB e diretor de ratings e do score de governança corporativa na Standard and Poor’s.