Um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil

A EcoRodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação,
importação e a circulação de bens para o mercado interno.

Slide 1

Sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável

Iniciativas que contribuem com o desenvolvimento social e cultural dos diversos públicos de relacionamento da Ecorodovias e que beneficiem o meio ambiente são de fundamental importância para a gestão do Grupo.

Consciente da vocação do Grupo para a prestação de serviços públicos e de suas responsabilidades Sócio Ambientais, a Ecorodovias entrou em 2011 no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da BMF & BOVESPA com solidez econômico-financeira e com o compromisso de um crescimento contínuo qualificado e sustentável, permanecendo neste índice até o presente momento.

Como reflexo dos esforços em manter padrões Sócio Ambientais de Qualidade e de Saúde e Segurança todas as unidades de Concessão Rodoviária possuem as certificações ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Estes sistemas de gestão integrados, devidamente certificados, servem de propulsor para todas as estratégias estabelecidas no âmbito da Holding.

A empresa segue também diretrizes relativas a direitos humanos, do trabalho e de serviços prestados à sociedade, atendendo à legislação vigente no País, realiza e cumpre acordos sindicais e faz adesão voluntária a iniciativas de responsabilidade social, tais como o Pacto Global e o programa na Mão Certa.

As concessionárias interagem positivamente com as comunidades lindeiras onde estão localizadas e constantemente praticam ações que buscam mitigar problemas e realizam iniciativas de contribuição para seu desenvolvimento social, cultural e esportivo.

Atenta a problemática global das mudanças no clima, possui uma política pública e amplamente divulgada sobre o tema que determina os pontos chave listados abaixo:

  • Identificar, planejar e coordenar (sempre que possível) ações para reduzir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), provenientes dos processos internos da Companhia bem como de processos existentes ao longo da cadeia de valor, principalmente quando estes estiverem em fase de concepção / planejamento;
  • Primar pelo uso de equipamentos e sistemas que possuam as melhores tecnologias visando eficiência energética de seus processos, reduzindo sobremaneira ao longo do tempo a intensidade energética dos mesmos;
  • Garantir, sempre que possível e independente de variações sazonais, o uso de combustíveis limpos/renováveis nas operações da Companhia (planejamento, execução (incluindo transporte e logística), bem como nas atividades desenvolvidas por prestadores de serviço/parceiros visando a redução das emissões absolutas de GEE, além da intensidade carbônica das operações;
  • Estabelecer anualmente metas de redução das emissões GEE. Estas metas devem sempre estar atreladas a remuneração variável de executivos tais como Diretores, Gerentes, Coordenadores e quando aplicável as demais forças de trabalho;
  • Quando todos os esforços de redução das emissões de GEE forem realizados, as emissões residuais oriunda dos processos internos da Companhia deverão ser neutralizadas através da aquisição de créditos de carbono.

Comitê de Sustentabilidade Corporativo

O Comitê de Sustentabilidade Corporativo tem a função de assessorar a Diretoria e o Conselho de Administração no que se refere a projetos socioambientais. Ele se reúne quatro vezes por ano, com a presença de todos os seus membros, seguindo pautas elaboradas pela Assessoria de Sustentabilidade. Decide sobre a destinação dos recursos oriundos das leis de incentivo fiscal para projetos como Ecoviver, De Bem com a Via etc., como também orienta as atividades dos Comitês de Sustentabilidade das unidades de negócios.

Comitê de Sustentabilidade das Unidades de Negócio

O Comitê de Sustentabilidade é formado por seis integrantes e um coordenador; ele realiza reuniões de pauta bimensais e submete suas propostas à apreciação da Diretoria. Entre suas atribuições estão: facilitar o processo de mudança da empresa para uma gestão de longo prazo, orientada pelos indicadores de responsabilidade social empresarial, que contribui para o desempenho econômico, social e ambiental da EcoRodovias; disseminar uma gestão socialmente responsável dentro da Empresa; intermediar as diferentes partes interessadas da Organização; facilitar o processo de aplicação dos indicadores do modelo GRI dentro da Organização; propor programas e projetos de responsabilidade socioambiental.

Projetos e ações socioambientais

Ecoviver

Desde 2006, o Ecoviver já atendeu a 25 cidades, mais de 1.800 escolas, capacitou em torno de 7 mil professores, e envolveu mais de 220 mil alunos em um tema abrangente, que precisa ser tratado como prioridade na implantação de mudança de valores e de comportamento: o lixo.

Papai Noel Existe

Ao invés dos tradicionais cartões e presentes de Natal, a empresa envia um folder contendo uma cartinha escrita por uma criança carente, endereçada ao próprio Papai Noel. Os participantes recebem um cartão de Natal com um código que dá direito à "adoção" de uma criança. Para participar da campanha, basta digitar a combinação no site www.papainoelexiste.com. Na cartinha, a criança assinala o presente escolhido, entre as opções ‘bola’, ‘carrinho’, ‘boneca’ e ‘jogo’. Enquanto as cartinhas são respondidas no site da promoção, a companhia se encarrega da compra e entrega do presente, acompanhado da resposta do Papai Noel. São mais de 70 instituições atendidas e cerca de 25 mil crianças beneficiadas pelo projeto desde 2006.

Outros projetos socioambientais

Além desses, também são desenvolvidos nas concessões rodoviárias programas de redução de acidentes, saúde dos usuários, combate à exploração sexual infantil e patrocínios ao esporte, entre outros.

Clique aqui para conferir nossas Diretrizes de Sustentabilidade.

Mais informações em: http://www.ecorodovias.com.br/Sustentabilidade

Para visualizar arquivos PDF é necessário ter o plug-in do adobe PDF, caso você ainda não tenha, baixe aqui:

ADOBE HEADER

Destaques


variação
volume