Um dos maiores grupos de infraestrutura e logística intermodal do Brasil

A EcoRodovias investe no presente e no futuro, garantindo exportação,
importação e a circulação de bens para o mercado interno.

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Pontos fortes e estratégia

Nossos Pontos Fortes

Nossos principais pontos fortes são:

Localização estratégica de nossos ativos. Nossos ativos localizam-se em regiões estratégicas e economicamente privilegiadas nos Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. Esses estados representam grande parcela do PIB e da população brasileira. Nossos ativos estão posicionados nos principais corredores de comércio exterior do País e perto dos principais centros comerciais e de áreas portuárias, que atendem grandes centros de produção, consumo e circulação de bens e pessoas, gerando grandes fluxos de veículos de passageiros e de cargas. Por exemplo, o Sistema Anchieta-Imigrantes, conjunto de rodovias administradas pela nossa concessionária Ecovias dos Imigrantes é o maior corredor tanto de exportação/importação quanto de circulação de bens para mercado doméstico na América Latina. As nossas sete concessões rodoviárias dão acesso aos maiores portos brasileiros: Santos (o maior da América Latina), onde está localizado o Ecoporto Santos; São Sebastião, Paranaguá, Vitória e Rio Grande, além do acesso à cidade de Foz do Iguaçu, entrada no país dos produtos do Mercosul, e ligação da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Além disto, um grande diferencial de nossas concessões é que além de contarem com um grande fluxo de transporte comercial, ainda contam com um grande fluxo de transporte de passageiros e de turismo.

Concentração em setores de infraestrutura com alto potencial de crescimento

Concentramos nossas operações em setores que apresentam múltiplas oportunidades de crescimento e forte exposição ao crescimento da atividade econômica e fluxo comercial do País. O setor brasileiro de infraestrutura apresenta um histórico de baixos investimentos, o que resultou na falta de uma infraestrutura adequada para suportar o transporte de carga e passageiros e, atualmente, oferece inúmeras oportunidades de investimentos.

Foco em criação de valor para os acionistas com geração de caixa consistente e solidez financeira.

Desde 1997, apresentamos forte crescimento de receita e de geração de caixa operacional. As concessionárias de rodovias apresentam as seguintes Taxas Internas de Retorno (real e não alavancada) em seus contratos de concessão originais: Ecovias dos Imigrantes (20,60%), Ecopistas (10,32%), Ecovia Caminho do Mar (19,89%), Ecocataratas (16,43%), Ecosul (17,55%) e ECO101 (10,47%) de projeto. Historicamente, não obstante às taxas significativas de nosso crescimento, foram distribuídos dividendos e juros sobre capital próprio oferecendo um fluxo estável de caixa aos nossos acionistas.

Forte suporte dos acionistas na avaliação de projetos.

O Grupo Gavio e Grupo CR Almeida tem vasta experiência no setor de infraestrutura podendo dar suporte à Companhia na avaliação de projetos, agregando know how e diferencial competitivo à Companhia

Equipe de administradores e acionistas experientes, com capacidade empreendedora e de execução comprovada.

Contamos com uma administração altamente qualificada, comprometida e capacitada na execução do plano de negócios da Companhia, focada nas estratégias estabelecidas, em nosso crescimento, manutenção da solidez financeira, rentabilidade de nossos negócios e em nossa sustentabilidade. Aliada a esta base de profissionais, contamos com acionistas controladores experientes que dividem conosco seu conhecimento sobre o setor de concessões rodoviárias. Acreditamos que este grupo de profissionais, administradores e acionistas controladores possuem toda a experiência e qualificações necessárias para a condução de seus negócios e superação dos desafios do setor de infraestrutura logística.

Comprometimento com as melhores práticas de sustentabilidade.

Estamos altamente comprometidos com as melhores práticas de sustentabilidade, tendo como exemplo a redução efetiva do consumo de recursos naturais, programa de educação ambiental em escolas públicas e práticas de reflorestamento com mudas nativas, visando o equilíbrio do ecossistema. Oito controladas têm as certificações, que atestam boas práticas de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança. (ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001). Em 2019, permanecemos pelo oitavo ano consecutivo listados no Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 - um importante reconhecimento do mercado, que atesta nossos esforços para a incorporação da sustentabilidade à estratégia de negócios. O Grupo também obteve importante conquista, passando a integrar a Lista A do CDP - Carbon Disclosure Program, organização internacional sem fins lucrativos que seleciona as melhores empresas de capital aberto do mundo com base em seu gerenciamento de gases do efeito estufa. Com 11,5 mil companhias participantes, a lista foi atendida em seus requisitos por apenas 115 organizações.
Somos signatários do Pacto Global (ONU), e temos como objetivo, mobilizar a comunidade empresarial para adoção em suas práticas de negócio, valores fundamentais de direito humano, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Também possuímos uma parceria com o Programa na Mão Certa, onde promovemos uma ampla união de esforços para acabar com a exploração sexual infantil, através de palestras e rodas de conversa com os colaboradores, motoristas, caminhoneiros e fornecedores.
Trabalhamos com os "ODS", Objetivos Desenvolvimento Sustentável, em nosso Planejamento Estratégico, incluindo a definição de indicadores para mensurar a sua performance

Nossas Estratégias

Possuímos como objetivo empreender negócios sinérgicos e sustentáveis em infraestrutura, integrando as empresas com seus valores, práticas de gestão e governança e gerando valor aos nossos acionistas. Para alcançar os nossos objetivos, nossas estratégias são as seguintes:

Expandir nossa atuação na área de concessões rodoviárias.

O setor de concessões relacionado à infraestrutura e transporte encontra-se em contínua expansão e estamos atentos a novas oportunidades de investimentos, sendo no curto prazo em aditivos contratuais nas nossas concessões, no médio prazo em novas concessões rodoviárias, conforme capacidade financeira da Companhia e no longo prazo com nova rodada de privatizações de concessões rodoviárias e oportunidades no mercado secundário,que apresentem forte volume de transporte de cargas ou que tenham potencial para replicar nosso modelo de negócios.

Maximizar a eficiência operacional e o retorno sobre o capital investido.

Na medida em que ganhamos escala, aumentamos nossa eficiência operacional. Nossas iniciativas incluem:

  • Manutenção rígida dos controles de custos. Manteremos a mesma disciplina de controle de custos, utilizando das melhores práticas de gestão, em busca de alternativas e melhoria da eficiência e rentabilidade de nossos negócios;
  • Economias de escala. Nossos novos negócios aproveitarão nosso know-how já existente, a centralização de práticas administrativas, gerenciais e tecnológicas, permitindo eficiência operacional e redução do tempo de implementação; e
  • Aproveitamento de sinergias. Pretendemos continuar aproveitando as sinergias decorrentes dainterligação das rodovias sob nossa administração, permitindo uma melhor gestão de investimentos e a melhoria da competitividade em novos negócios.

Adicionalmente, para otimizar a lucratividade e o retorno do capital investido em novos projetos, utilizaremos nossas vantagens competitivas, sinergias de nossos negócios e ativos e padronização de processos, bem como alternativas sustentáveis em busca da maximização de nossa rentabilidade. Nos negócios existentes, continuaremos com a nossa austeridade na condução de nossa gestão, cumprindo com nosso cronograma de investimentos e compromissos acordados, ao mesmo tempo em que continuaremos em busca do crescimento significativo do volume de nossas receitas. Assim como, iremos explorar o potencial de novos aditivos contratuais nas rodovias de nosso portfólio.

Para visualizar arquivos PDF é necessário ter o plug-in do adobe PDF, caso você ainda não tenha, baixe aqui:

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